segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ganhou um fã




Nas minhas duas últimas postagens fugi um pouco do foco deste blog, que é de tratar de situações e lugares em Santa Catarina, que amenizam a minha saudade da Cidade Maravilhosa. Se bem que falar de futebol, não deixa de ter a ver com um dos meus divertimentos prediletos quando morava no Rio.
Mas por falar em Rio, Carioquices e outras características da minha gente. Lembro de uma coluna da escritora e jornalista gaúcha, Martha Medeiros, no caderno Lazer publicada no Jornal de Santa Catarina, na qual a escritora tratava do jeito Carioca de ser e tinha como ilustração o bom e velho personagem de Walt Disney, Zé Carioca.
Mas antes de falar do que é ser Carioca, primeiro quero deixar registrado o motivo pelo qual comecei a me interessar pelos textos dela. Já comentei em outra postagem que fiz uma busca incansável pelos jornais do Rio de Janeiro em terras catarinenses. Não consegui encontrar e passei a ler os jornais de São Paulo, Folha e Estadão, além dos locais é claro. Lendo o Santa (Jornal de Santa Catarina), logo me interessei pela coluna da Marta, porque também era publicada na Revista, do jornal O Globo, assim como no jornal Zero Hora do Rio Grande Sul. Tudo bem foi uma mera identificação, mas que de alguma forma matava a saudade de ler um jornal da minha terra aos domingos, sem ter que recorrer à internet.
Porém, o que mais me chamou atenção foram suas palavras sobre o jeito Carioca de ser. Isso porque, quando você está fora de sua terra natal o que você mais gosta de ouvir são elogios ao Rio. E quando essa exaltação vem de alguém de outro estado, fica ainda melhor.
Desde então, não deixo de prestigiar a jornalista, que ganhou um fã, pelo simples fato de ter enaltecido o Carioca, palavra que como diz outro gaúcho, Luís Fernando Veríssimo, significa: “nome indígena que significa não deixa para amanhã o que um paulista pode fazer por você hoje”.
Brincadeiras à parte, ser Carioca é gostar de viver a vida plenamente, intensamente e sabendo que onde quer que você esteja alguém te reconhecerá de longe quando você for a uma lanchonete e pedir um “xixxxxxxxxxxxxxburgui”.   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário