quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prevenção já


Cheias de 2008 no Vale do Itajaí by Carlos Erbs Jr.


Assistindo as imagens pela TV da destruição que a chuva vem causando na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, trouxe-me duas recordações. Uma boa e outra ruim. A boa é da minha infância vivida no bairro São Geraldo a cada feriado prolongado ou férias escolares. Meu avô tinha um sítio lá que durante muito tempo alegrou as horas de lazer da família.
Ver a Praça do suspiro totalmente tomada pela água e lama, me trouxe uma sensação nostálgica, mas nesse momento triste, de quando ali andava de cavalo, ou, simplesmente passeava no teleférico.
A segunda lembrança, a ruim, foi justamente do morro do teleférico se derretendo igual sorvete, assim como vimos e vivemos aqui em Santa Catarina em 2008, em especial nas cidades de Ilhota e Gaspar.
O pior disso tudo é vermos essas tragédias se repetirem e o Governo Federal anunciar que irá haver cortes no orçamento para o investimento na contenção de cheias e deslizamentos. Uma verdadeira vergonha.
O Brasil precisa pensar como os japoneses e outras nações, que sabem conviver com as adversidades impostas pela natureza. Investir em tecnologia de prevenção é o caminho, para que não se repita o “23 de novembro de 2008”, em Santa Catarina e os episódios do ano passado em Angra dos Reis, em Alagoas e agora em diversas partes do país. Sustentabilidade já.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário