domingo, 31 de outubro de 2010

Peso na consciência





Mais uma eleição e mais uma justificativa. Para um jornalista, pode parecer uma falta de cidadania. Mas como trabalho em cidade pequena, sei da pressão que é estar apto para votar e depois ter que ouvir comentários de A ou de B. Sem me manifestar já sou obrigado a aturar rótulos, imaginem podendo escolher algum candidato.  
Em 2006 não transferi meu título porque disse que não tinha conhecimento pleno dos postulantes para decidir meu voto, sendo assim, para não anular os locais e somente votar no presidente, optei por justificar. 
Em 2008, já tinha minha opinião formada para o pleito municipal, mesmo assim optei em novamente justificar. Nessa eleição, novamente recebi muitos pedidos de voto e sempre tinha a resposta na ponta da língua: meu domicílio eleitoral ainda está no Rio de Janeiro. Essa isenção é boa, mas pode pesar.
Lamentei de não poder votar nos candidatos que sempre tive apreço quando residia na minha terra natal e discuti muito sobre o pleito de lá, porque não deixei de acompanhar pelos jornais. Mas também lamentei de não ter emitido minha opinião por meio do voto, contra o que acho que foi um erro político de PSDB e de PT.
Mas tudo bem, Dilma Roussef (PT), ganhou e terá quatro anos para mostrar que a maioria do povo brasileiro estava certa. Porém, levanto um ponto favorável nesta vitória petista, o Brasil conservador e machista, está mudando. Fica a esperança, mas não aquela que um dia se perdeu. Uma nova, eu espero.     
Fico com um ar de arrependimento, de não ter demonstrado que sou um dos quase 20 milhões, que disseram que não queriam nem Dilma, nem Serra e levaram a decisão para o segundo turno. Talvez, escolhesse a Marina, mas ainda sim acredito que os próprios partidos protagonistas tinham outros bons nomes para lançarem aos “Leões”, ou melhor, ao crivo do povo e assim engrandecer mais essas Eleições.
Mas como jornalista, fiz minha parte e levei informação e esclarecimento ao eleitor, que emitiu sua vontade nas urnas. Quanto ao próximo pleito, terei que tomar uma nova postura e irei transferir meu título, para ajudar a escolher quem eu quero que governe a terra que tão bem me acolheu, agora Balneário Camboriú. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário