domingo, 17 de outubro de 2010

Ein prosit Blumenau!

Tinha feito um cronograma de temas para escrever sobre minhas percepções de Santa Catarina, entretanto um programa que fui fazer ontem me motivou a falar de um dos maiores e mais conhecidos eventos do estado, a Oktoberfest.
Quando morava no Rio de Janeiro imaginava a festa somente com o olhar de um bom farrista, mas ela vai muito além. É o verdadeiro carnaval alemão, onde muitas outras coisas giram em torno da festa.
Além de ser um forte estimulador do turismo em Blumenau e região, lotando praticamente toda a rede hoteleira e afetando diretamente na economia local também com a geração de empregos temporários, a festa mexe com o comportamento do povo daqui. Sob o efeito de boas cervejas artesanais, o catarinense, mais especificamente o povo do Vale do Itajaí, fechado e sério por natureza, se liberta e curte como nunca os 18 dias de folia.
Eu por sinal quando morava em Blumenau, sempre dizia que essa era a melhor época para um Carioca estar na cidade. Até mesmo a música que pensava que não fosse gostar, com bons goles de pilsen, pale ale ou weizen, rapidamente entrei no clima.
Ontem fui com a família, por isso não peguei toda a agitação que rola à noite, mas deu para aproveitar bem comendo comidas típicas e tomando um chopinho, porque ninguém é de ferro. Ah, para quem está solteiro, eu recomendo. A festa vale a pena principalmente porque as mulheres do sul têm uma boa reputação quanto à beleza.  Para quem é de fora, vale o ditado: “em terra de cego quem tem olho é Rei”. Já quem quer curtir com a família também é muito bom, mas aí o ideal é chegar mais cedo e “vazar” quando começar encher demais. Ein prosit!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário