sábado, 23 de outubro de 2010

Líquido dourado e outros tons


Eisenbahn Oktoberfest* 

O Carioca é famoso por gostar de um delicioso choppinho. Se for à beira da praia, melhor ainda. Recordo-me bons goles no Caneco 70, depois das aulas na faculdade, com a galera fazendo boas resenhas sobre: futebol, mulher e cerveja.
Também lembro um dia no Bar Luiz, quiosque da Praia de Copacabana e tantos bebidos no velho MUD BUG.
Chope no Rio tem que ser da Brahma, mas ao chegar a Santa Catarina, especificamente a Blumenau, fui apresentado ao “Mundo das Cervejas Artesanais”.
Na minha primeira Oktoberfest, experimentei todos os tipos. Mas o interessante é você beber nas fábricas como as: da Eisenbahn (Blumenau), Bierbaum (Treze Tílias), Schornstein (Pomerode) e Das Bier (Gaspar), uma das quatro que conheci. Não fui a mais por falta de tempo, mas não deixei de provar suas delícias, pelos bares da região.
Claro que o paladar muda, após conhecer os estilos: weizen, pale ale, bock e tantos outros. Cada chope ou cerveja tem sua peculiaridade e com isso despertam um interesse por esse líquido majestoso.
Não sou um especialista, mas gosto de ler os rótulos, experimentar novos estilos, inclusive de outras nacionalidades. Posso dizer que fiquei mais exigente e até chato. Mas é muito interessante essa tendência de harmonizar as cervejas com os alimentos e cada vez mais me interesso pelo assunto.
Para encerrar não podia deixar de recordar que no Rio de Janeiro cheguei a experimentar algumas artesanais, a Devassa, hoje do Grupo Schincariol; a Dado Bier, quando tinha o bar no Downtown, na Barra, por sinal minha primeira cerveja artesanal e a Mistura Clássica, de Volta Redonda, que pude conhecer quando fazia assessoria de imprensa para um restaurante no Centro. No mais, posso dizer que são locais interessantes para se conhecer e curtir um bom chope, com direito, é claro, as resenhas citadas acima.

*Feita exclusivamente para a festa.É uma cerveja de corpo médio, cristalina, com coloração dourada escura, e com aromas marcantes de malte, pão e cereais, apresentando leves aromas de lúpulo. Esta cerveja é familia Lager, com grau alcoólico 6% e leva três tipos de malte.

Conheça um pouco das cervejarias de SC citadas acima:




Um comentário:

  1. Parabéns irmão...fiquei até comn água na boca. Tenho bebido diversas marcas, de diversos locais diferentes e realmente essa bebida é fantástica. Precisamos nos encontrar para degustarmos esse líquido dos Deuses (rsrsrsrs)Abração

    ResponderExcluir