segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pagode com chucrute

Os Kamaradas da Dudonne Pizzaria by Carlos Erbs Jr.




Não sabia que em terra de “alemão”, o popular pagode, tinha vez. Mas descobri isso na sexta-feira na Dudonne Pizzaria, no bairro Testo Rega, em Pomerode, onde se apresentou o grupo Os Kamaradas.
Confesso que no início achei o convite estranho, mas resolvi arriscar e acompanhado, da minha esposa Louise e da galera do Jornal de Pomerode, fui conferir de perto.
Chegando lá, começamos com as comparações, mesmo antes de o pagode rolar. Para quem conhece, o ambiente fazia lembrar um pouco a Ilha dos Pescadores, local de algumas “batalhas” em tempos passados e que todo solteiro no Rio sabe muito bem como é. A lembrança era principalmente por ser um local aberto e que a galera ficava circulando.
O grupo que originalmente era de Blumenau, hoje tem a maioria de seus integrantes de Gaspar. Eles tocaram algumas pérolas do pagode e se arriscaram também em alguns “axés". Rolou Exaltasamba, Revelação, Alexandre Pires, mas samba de raiz muito pouco, uma pena. Mas até é compreensível, pois não é bem a preferência do eleitorado por aqui.  
Pela quantidade de gente que prestigiou, o pagode da Dudonne deve ter outras edições, mostrando assim que “alemão” também gosta de cair no samba, ou pagode. E como dizia Caymmi, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é...”. 
  

Um comentário: