quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pequena Alemanha

Portal de entrada da cidade by Carlos Erbs Jr.



Demorei a escrever por causa da correria da mudança, mas às vésperas de completar cinco anos em Santa Catarina tomei um novo rumo dentro estado. Depois de morar um mês em Florianópolis, três anos em Blumenau, um em Gaspar e um em Balneário Camboriú desembarco em uma nova cidade, Pomerode.
Pequena, toda cheia de peculiaridades em razão da influência dos imigrantes alemães, a Cidade mais Alemã do Brasil sempre atraiu minhas atenções.
Lembro, inclusive, que meu primeiro aniversário em terras catarinenses, 4 de julho de 2006, foi comemorado na cervejaria Schorstein, durante o jogo Alemanha e Itália pela semifinal da Copa de 2006.  Também estive em duas oportunidades na Festa Pomerana de 2010 e sempre fui muito bem recebido, claro que sempre com muito chope.
Admiro a organização do município e seus jardins repletos de flores e acho curioso em pleno Brasil andar pelas ruas e ouvir gente falando alemão. Claro que não sei falar nada do idioma germânico, mas prometo que irei me esforçar para aprender.
Atrativos não faltam e aos poucos irei apresentando-os aos leitores deste blog, mas para começar falarei das construções típicas que pude conhecer melhor por meio do Guia do Centro Histórico, apresentado por ninguém menos que a vice-prefeita, Gladys Sievert, durante uma reportagem do Jornal de Pomerode.
A arquitetura enxaimel, aquela típica alemã, muitos já ouviram falar, mas andando pela Rua 15 de Novembro há muitas casas históricas com outro estilo de arquitetura europeia.  Algumas são tombadas pelo patrimônio histórico e trazem em suas memórias fatos relevantes da trajetória da cidade. Nesse roteiro podemos destacar a Casa do Escultor, O Museu Pomerano e o Teatro Municipal, este último uma construção mais recente, mais que faz parte do roteiro.    
Depois de passear pelas ruas da cidade e conhecer um pouco mais de sua história, digo com convicção que Pomerode encanta quem chega e se entrega a conhecer a cultura e os costumes desse povo.  






Fotos by Carlos Erbs Jr./Jornal De Pomerode

Nenhum comentário:

Postar um comentário